PROJETO CANÇÃO : “DA ABÓBORA FAZ MELÃO”
Identificação
EMEI “Vila Guilherme”- Santa Isabel - São Paulo
Professora : Ana Paula - nível : II – 2011
Duração : 15 dias
Introdução
As canções costumam acompanhar diferentes atividades da rotina infantil tanto em casa quanto nas instituições educativas : canta-se antes de ouvir uma história , na hora do lanche , do sono , no passeio , no banho. A canção breve é repetida várias vezes , e essa repetição traz novos significados às ações cotidianas como as citadas anteriormente . Atividades comuns revestem-se de ritualidades brindadas pela música . A sonoridade familiar lembra o que já passou e ao mesmo tempo antecipa o que virá . É , portanto , instrumento para a consolidação da confiança que a criança busca nas situações que vive e nas pessoas com as quais convive.
Justificativa As letras das canções são um tipo de texto que apresenta características peculiares que favorecem a descoberta , por parte das crianças , das relações entre o oral e o escrito . As canções infantis de tradição oral são , em sua maioria , composições curtas apoiadas na linguagem oral , quase sempre com rimas , refrão , letra , e melodia simples , de fácil memorização , o que permite ser lembradas e cantadas com muita facilidade . As canções são repetidas e experimentadas diversas vezes pelas crianças , sua sonoridade ajuda a lembrar o que já passou e , ao mesmo tempo , a antecipar o que virá .
- Jogar com a linguagem , colocando atenção na forma ou sonoridade , e começar a compreender como ela funciona .
- Observar a importância dos recursos gráficos na construção da canção .
- Compreender as relações entre oralidade e escrita .
- Aprender sobre as características da linguagem escrita .
Conteúdo
- Linguagem Oral e Escrita : leitura , escrita dirigida , caça-palavras , complete , montagem de palavras e canção , letra inicial e final de palavras .
- Matemática : contagem e seqüência.
- Artes Visuais : pintura, recorte , colagem e dobradura .
- Música e Movimento : brincadeira de roda.
- Natureza e Sociedade : tradição e vivência
1.Leitura da canção (cartaz)
2.1 Brincadeira de roda
2.2.Filme da brincadeira de roda
3.Pinte as palavras que se repetem
4.Caça-palavras SINHÁ e DOCE
5.Complete as partes faltosas da canção
6.Conte os pedaços de melancia
7.Dê os vizinhos da semente de abóbora
8.Monte e cole o nome do Juquinha , depois pinte-o
9.Escrita dirigida dos elementos que compõe a canção
10.Dobradura da casa do Juquinha , complete-o com desenho e pintura
11.Monte a palavra , identifique a letra inicial , final e quantidades de letras , em seguida pinte-o
12.Recorte , monte e cole a canção
13.Desenho dirigido da canção
Projeto Poema : O Pato (Vinícius de Moraes)
Identificação:
EMEI “Vila Guilherme” – Santa Isabel – São Paulo
Professora Ana Paula – Nível II – 2011
Duração : 20 dias
Introdução :
Os poemas convidam o leitor a jogar com os sons e sentidos das palavras. Para as crianças, assim como para muitas pessoas, a poesia é rima, é algo bonito, é como uma brincadeira. Poema é a poesia em palavras e costuma ser identificado por sua função gráfica com versos e estrofes. Porém, um de seus aspectos mais importantes é a sua capacidade de chamar atenção sobre si mesmo, ou seja, sobre a sua linguagem.
Justificativa :
Na escola, o poema é um tipo de texto ainda pouco trabalhado. Recentemente, diferentes autores têm mostrado que a relação entre o oral e o escrito presente nos textos poéticos revela-se um aspecto importante para o aprendizado da língua e do sistema de escrita pela criança. O trabalho com poemas é, portanto, possível e desejável, pois favorece que se criem situações didáticas com uso de textos significativos e contribui para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita na medida em que os aspectos sonoros, a linguagem usada, o aspecto formal, assim como lateralidade e a fixação desse tipo de texto possibilitam que as crianças reflitam sobre as relações entre o oral e o escrito.
Objetivos :
- Introduzir o poema na sala de aula.
- Expandir os recursos de leitura e escrita.
- Identificar a ludicidade verbal contida nos textos deste gênero.
- Brincar com as palavras do poema .
Conteúdos :
- Linguagem Oral e Escrita : leitura, escrita, complete e caça-palavra.
- Matemática: quebra-cabeça, contagem, registro de quantidades, ordene os símbolos e pintura combinada (número e cor).
- Movimento e Música : dramatização do poema .
- Artes Visuais : pintura , recorte , colagem e tangram.
- Natureza e Sociedade : A poesia contida no poema “ O PATO”
Estratégias:
2. Dramatização do poema .
3. Circule as palavras indicadas e ilustre o poema
PROJETO POEMA : “INFÂNCIA” (SÔNIA MIRANDA)
Identificação
EMEI “VILA GUILHERME”- Santa Isabel - São Paulo
Professora : Ana Paula - nível : II – 2011
Observação : segundo projeto poema desenvolvido em sala de aula , então segue a mesma introdução e justificativa utilizadas no projeto anterior “ O Pato”.
Objetivos
· Introduzir o poema na sala de aula .
· Expandir os recursos de leitura e escrita .
· Identificar a ludicidade verbal contida nos textos deste gênero .
· Brincar com as palavras do poema .
Conteúdo
· Linguagem Oral e Escrita : alfabeto , leitura de imagens , escrita dirigida , caça-palavras , complete , montagem de palavras , letra inicial e final de palavras .
· Matemática : quantidade , contagem e escrita do número.
· Artes Visuais : pintura dirigida , cores primárias e secundárias , recorte e colagem .
· Natureza e Sociedade : brincadeiras de criança
· Movimento : brincamos de amarelinha , bola , patinete , bicicleta , polícia e ladrão , gato e rato e patins
Estratégia
8.No segundo desenho vamos identificar e completar as partes faltosas e colorir somente o primeiro .
9. Montar e colar a palavra BICICLETA , identificar a primeira , última e quantidade de letras .
14.Desenho e pintura dirigida do poema “INFÂNCIA” de Sônia Miranda.
Parabéns!!!
ResponderExcluiradorei seu trabalho ;;;parabens ;;;mae da kauane j
ResponderExcluirParabéns! É muito bom ver trabalhos no qual a alfabetização, o letramento e a ludicidade não são dissociados.
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