quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PROJETO CANÇÃO : “DA ABÓBORA FAZ MELÃO”

Identificação
EMEI “Vila Guilherme”- Santa Isabel - São Paulo
Professora : Ana Paula - nível : II – 2011
Duração : 15 dias


Introdução
As canções costumam acompanhar diferentes atividades da rotina infantil tanto em casa quanto nas instituições educativas : canta-se antes de ouvir uma história , na hora do lanche , do sono , no passeio , no banho. A canção breve é repetida várias vezes , e essa repetição traz novos significados às ações cotidianas como as citadas anteriormente . Atividades comuns revestem-se de ritualidades brindadas pela música . A sonoridade familiar lembra o que já passou e ao mesmo tempo antecipa o que virá . É , portanto , instrumento para a consolidação da confiança que a criança busca nas situações que vive e nas pessoas com as quais convive.
Justificativa
As letras das canções são um tipo de texto que apresenta características peculiares que favorecem a descoberta , por parte das crianças , das relações entre o oral e o escrito . As canções infantis de tradição oral são , em sua maioria , composições curtas apoiadas na linguagem oral , quase sempre com rimas , refrão , letra , e melodia simples , de fácil memorização , o que permite ser lembradas e cantadas com muita facilidade . As canções são repetidas e experimentadas diversas vezes pelas crianças , sua sonoridade ajuda a lembrar o que já passou e , ao mesmo tempo , a antecipar o que virá .

Objetivos
  1. Jogar com a linguagem , colocando atenção na forma ou sonoridade , e começar a compreender como ela funciona .
  2. Observar a importância dos recursos gráficos na construção da canção .
  3. Compreender as relações entre oralidade e escrita .
  4. Aprender sobre as características da linguagem escrita .

Conteúdo
  • Linguagem Oral e Escrita : leitura , escrita dirigida , caça-palavras , complete , montagem de palavras  e canção , letra inicial e final de palavras .
  • Matemática : contagem e seqüência.
  • Artes Visuais : pintura, recorte , colagem e dobradura .
  • Música e Movimento : brincadeira de roda.  
  • Natureza e Sociedade : tradição e vivência
Estratégia
1.Leitura da canção (cartaz)

2.1 Brincadeira de roda

2.2.Filme da brincadeira de roda
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3.Pinte as palavras que se repetem

4.Caça-palavras SINHÁ e DOCE

5.Complete as partes faltosas da canção

6.Conte os pedaços de melancia

7.Dê os vizinhos da semente de abóbora

8.Monte e cole o nome do Juquinha , depois pinte-o

9.Escrita dirigida dos elementos que compõe a canção

10.Dobradura da casa do Juquinha , complete-o com desenho e pintura

11.Monte a palavra , identifique a letra inicial , final e quantidades de letras , em seguida pinte-o

12.Recorte , monte e cole a canção

13.Desenho dirigido da canção

Projeto Poema : O Pato (Vinícius de Moraes)
Identificação:
EMEI “Vila Guilherme” – Santa Isabel – São Paulo
Professora Ana Paula – Nível II – 2011
Duração : 20 dias



Introdução :
Os poemas convidam o leitor a jogar com os sons e sentidos das palavras. Para as crianças, assim como para muitas pessoas, a poesia é rima, é algo bonito, é como uma brincadeira. Poema é a poesia em palavras e costuma ser identificado por sua função gráfica com versos e estrofes. Porém, um de seus aspectos mais importantes é a sua capacidade de chamar atenção sobre si mesmo, ou seja, sobre a sua linguagem.
Justificativa :
Na escola, o poema é um tipo de texto ainda pouco trabalhado. Recentemente, diferentes autores têm mostrado que a relação entre o oral e o escrito presente nos textos poéticos revela-se um aspecto importante para o aprendizado da língua e do sistema de escrita pela criança. O trabalho com poemas é, portanto, possível e desejável, pois favorece que se criem situações didáticas com uso de textos significativos e contribui para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita na medida em que os aspectos sonoros, a linguagem usada, o aspecto formal, assim como lateralidade e a fixação desse tipo de texto possibilitam que as crianças reflitam sobre as relações entre o oral e o escrito. 
Objetivos  :
  • Introduzir o poema na sala de aula.
  • Expandir os recursos de leitura e escrita.
  • Identificar a ludicidade verbal contida nos textos deste gênero.
  • Brincar com as palavras do poema .
Conteúdos :
  • Linguagem Oral e Escrita : leitura, escrita, complete e caça-palavra.
  • Matemática:  quebra-cabeça, contagem, registro de quantidades, ordene os símbolos e pintura combinada (número e cor).
  • Movimento e Música : dramatização do poema .
  • Artes Visuais : pintura , recorte , colagem e tangram.
  • Natureza e Sociedade : A poesia contida no poema “ O PATO”
Estratégias:
1.       Leitura do poema “O PATO” (Vinícius de Moraes)

2.       Dramatização do poema .

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3.       Circule as palavras indicadas e ilustre o poema

4.       Quebra-cabeça do poço (recortar, montar, colar, e pintar)

5.       Complete o poema (atividade dirigida)
6.       Conte  e registre a quantidades de bicos, asas e patas.
7.       Complete as letras faltosas da palavra PANELA.
8.       Pintura combinada da galinha, número e cor.

9.       Pinte, recorte, e ordene os canecos do 1 ao 15

10.   Caça-palavra e pintura do cavalo

11.   Pintura e colagem da tigela
12.   Tangram do pato (recorte, monte e colagem)

13.   Colagem, desenho e pintura do moço

14.   Escrita de palavras do poema e pintura das figuras

15.   Desenho dirigido e pintura do poema “ O PATO”

16.   Mosaico da galinha (colagem de EVA picado)    

PROJETO POEMA : “INFÂNCIA” (SÔNIA MIRANDA)
Identificação
EMEI “VILA GUILHERME”- Santa Isabel - São Paulo
Professora : Ana Paula - nível : II – 2011
Duração : 20 dias
Observação : segundo projeto poema desenvolvido em sala de aula , então segue a mesma introdução e justificativa utilizadas no projeto anterior “ O Pato”.  
Objetivos
·        Introduzir o poema na sala de aula .
·        Expandir os recursos de leitura e escrita .
·        Identificar a ludicidade verbal contida nos textos deste gênero .
·        Brincar com as palavras do poema .
Conteúdo
·        Linguagem Oral e Escrita : alfabeto , leitura de imagens  , escrita dirigida , caça-palavras , complete , montagem de palavras   , letra inicial e final de palavras .
·        Matemática : quantidade , contagem e  escrita do número.
·        Artes Visuais : pintura dirigida , cores primárias e secundárias , recorte e colagem .  
·        Natureza e Sociedade : brincadeiras de criança
·        Movimento : brincamos de amarelinha , bola , patinete , bicicleta , polícia e ladrão  , gato e rato e patins
Estratégia
1.Leitura e interpretação do poema “INFÂNCIA” de Sônia Miranda .

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2.Complete o poema “INFÂNCIA”.

3.Pintura , recorte e colagem do CASTELO .

4.Ajude a FILHA percorrer o caminho certo , encontrar sua MÃE e entregar as flores .
5.Ligue os números  do 1 ao 20 , formando a figura de uma BOLA e pinte  .
6.Complete as partes faltosas da palavra PATINETE e pinte  .
7.Pintura , recorte e colagem da AMARELINHA  .

8.No segundo desenho  vamos identificar e completar as partes faltosas e colorir somente o primeiro .
9. Montar e colar a palavra BICICLETA , identificar a primeira , última e quantidade de letras .


10.Ajude o REI a encontrar sua RAINHA , seguindo os números do 1 ao 20  e pinte .

11.Ajude a POLÍCIA pegar o LADRÃO , seguindo a ordem das letras do alfabeto.

12.Vamos misturar as cores primárias , formar as cores secundárias e colorir o PATINS .


13.Tentativa de escrita (hipótese silábica)
14.Desenho e pintura dirigida do poema “INFÂNCIA” de Sônia Miranda.     

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