PROJETO CANÇÃO : “A COBRA NÃO TEM PÉ”
IdentificaçãoEMEIA I- Arujá - São Paulo
Professora : Ana Paula - nível : I – 2011
Duração : 20 dias
Duração : 20 dias
A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações , sentimentos e pensamentos , o trabalho com a mesma, na instituição de educação infantil, deve respeitar o nível de desenvolvimento das crianças em cada fase , bem como as diferenças socioculturais . É importante que o professor insira no seu cotidiano diversas situações para o desenvolvimento das capacidades da criança em ouvir e perceber diferentes gêneros , estilos e ritmos musicais , cuidando para não limitá-las a sua realidade.
Justificativa
No trabalho com a música é importante que o professor ofereça situações nas quais a criança terá contato com diferentes textos (letra de música) , o que proporcionará a observação e a análise , consciente e gradativa , das características formais da linguagem tanto oral quanto escrita , elaborando assim uma série de hipóteses provisórias antes de compreender o sistema escrito em toda a sua complexidade .
Objetivos
· Relacionar gestos e o movimento corporal ao trabalho musical .
· Experimentar e utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e idéias .
· Compreender as relações entre oralidade e escrita .
· Propor situações para leitura incidental e pseudoleitura de músicas memorizadas .
Conteúdo
· Linguagem Oral e Escrita : leitura , escrita dirigida , caça-palavras , complete , montagem de palavras , letra inicial e final de palavras .
· Matemática : quantidade , escrita do número e contagem .
· Artes Visuais : pintura, recorte e colagem .
· Música e Movimento : expressão corporal da música.
· Natureza e Sociedade :o habitat da cobra ,fruta (limão) , árvore (natureza) e corpo humano (partes).
Estratégia
1. Leitura do texto (música/cartaz).
2. Dramatização da música.
3. Complete os espaços com as letras faltosas e pinte a cobra.
4. Desenhe a quantidade de cobra indicada e pinte .
5. Caça-palavra da cobra e pintura .
6. Complete o texto (música da cobra) com as palavras faltosas (dirigida).
7. Atividade do número 7 (quantidade e escrita dos números).
8. Complete os espaços da cobra com os números faltosos e pinte.
9. Escrita dirigida da letra da música e pintura combinada da cobra (número e cor).
10. Pintura dirigida da cobra.
11. Desenhe e pinte as partes faltosas da música.
12. Atividade do número 8 (quantidade e complete os espaços com os números faltosos).
13.Desenhe quantidade de limões indicada e pinte.
14.Pintura das figuras que compõe o texto (música), montagem e colagem das palavras.
15.Escrita dirigida das figuras e pintura.
16 . Pintura , recorte e colagem da cobra
PROJETO : “TARSILA DO AMARAL”
Identificação
EMEIA I- Arujá - São Paulo
Professora : Ana Paula - nível : I – 2011
Duração : 10 dias
Introdução
Constatamos que a vida social está se transformando radicalmente , através das novas tecnologias e das novas maneiras de se ver e de perceber o mundo . As imagens dominam o cenário social. Na atualidade a leitura de imagem apresenta tanto valor quanto a leitura de palavras. Uma imagem tem muito a relatar e a ser interpretada, pois carrega consigo inúmeras mensagens.
Justificativa
Dentro desta realidade a instituição escolar deve ser reconfigurada para atender as novas necessidades apresentadas pelo contexto social, oferecendo um projeto ligado a área da arte visual, com especial enfoque na artista Tarsila do Amaral com suas cores vibrantes e suas combinações atendem ao imaginário infantil de um mundo que não seja necessariamente o que vemos.
Objetivos
· Conhecer a história da artista plástica Tarsila do Amaral.
· Interpretar obras de arte, compreendendo sua função comunicativa.
· Pintar os desenhos de acordo com a original , produzida pela artista.
Conteúdo
· Linguagem Oral e Escrita : leitura de imagens , escrita dirigida , caça-palavras , complete , montagem de palavras , letra inicial e final de palavras .
· Matemática : quantidade , contagem e escrita do número.
· Artes Visuais : pintura dirigida .
· Natureza e Sociedade : paisagens de natureza que estão presentes nas obras trabalhadas .
Estratégia
3. Pintura da obra “ABAPORU” , monte , cole, e complete o nome indicado .
4. Pintura da obra “OVO” e caça-palavra .
5. Pintura da obra “SOL POENTE” e complete o espaços com as letras faltosas .
6. Escrita e pintura dirigida da obra “A LUA” , contagem e registro da quantidade de lua em cada balão .
7. Escrita dirigida da obra “O VENDEDOR DE FRUTAS” , identifique as partes faltosas da mesma , complete e pinte .
8. Desenho e pintura dirigida da TARSILA DO AMARAL.